terça-feira, 15 de novembro de 2011

Conceituando hipertexto

Posso dizer que o hipertexto refere-se há um texto digital, onde podemos encontrar um conjunto de informações com vários formatos como: imagens, sons, vídeos e links. Esses links podem nos fornecer mais textos com acervos de informações no próprio contexto pesquisado.

O hipertexto no contexto educacional


Aos comentários e notas que dizem respeito a ele, o hipertexto pode afetar, também, a forma de atuação do professor e do aluno. O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, que assume características de parceria. O aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, sequenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas.
Entende-se o hipertexto como um meio de informação que existe on-line (disponível eletronicamente sob demanda) em um computador. Possuindo uma estrutura composta por blocos de informação interligados, através de links (interconexões ou nexos) eletrônicos, ele oferece ao usuário diferentes trajetos para a leitura, provendo os recursos de informação de forma não linear.
http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html
Acredito que o hipertexto possibilita o trabalho pedagógico, auxiliando o educador em suas práticas pedagógicas em seu dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário